Nós vamos invadir sua praia: Empresários e representantes de indústrias metalmecânicas do Vale do Aço cumprem agenda de visitas técnicas e participação em feira no litoral do Espírito Santo.

Partiu praia!

Não necessariamente para um banho de mar, mas uma comitiva de 17 empresários e representantes da área comercial de indústrias do setor metalmecânico do Vale do Aço estiveram entre terça-feira (05) a quinta-feira (07) em terras capixabas para uma missão empresarial que incluía visitas à Arcelor Mittal Tubarão, Imetame Indústria Mecânica e participação na feira MecShow. A iniciativa foi do Sindicato Intermunicipal das Indústrias e de Material Elétrico do Vale do Aço, Sindimiva, com o apoio do serviço de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas, Sebrae.

A Arcelor Mittal Tubarão é uma siderúrgica do grupo Multinacional indiano, Mittal que, a partir de 1997, se tornou principal acionista. A siderúrgica produz placas de aço, um produto semiacabado utilizado na fabricação de bobinas e chapas laminadas a quente e a frio, além de produtos revestidos. A empresa também produz outros produtos siderúrgicos, incluindo bobinas e chapas laminadas a quente, bobinas e chapas laminadas a frio, e produtos galvanizados, além de chapas de flandres e outros produtos derivados de laminação de estanho.

Para Renato Gomes de Aquino, Diretor da MCR Indústria Mecânica e vice-presidente do Sindimiva, a visita possibilitou o alcance de informações de projetos de investimentos na planta da siderúrgica assim como poxiionar o polo metalmecânico do Vale do Aço como elegível para as demandas da manutenção de rotina. “Muitas das nossas indústrias já possuem a Arcelor Mittal Tubarão em sua carteira de serviços de forma contumaz. Nosso objetivo aqui, nesta visita, é ampliar a participação das que já ofertam seus produtos ou serviços e introduzir no cadastro da siderúrgica as que ainda não são cotadas pela sua área de suprimentos”, justifica o líder setorial.

Imetame

José Arinos da Instrumentall Consultoria

Outra visita realizada foi na Imetame Indústria Mecânica, a maior do estado e uma das maiores do país. Nessa oportunidade, o foco foi conhecer tecnologias, máquinas, equipamentos e processos avançados em fabricação, soldagem e corte para que os nossos empresários possam atualizarem e implementarem o que for inédito em seus negócios. Para o consultor José Arinos, da Instrumentall Consultoria que deu suporte à visita, a Imetame é um “benchmarking” importante para a maioria das empresas do Vale do Aço. “A empresa atende clientes em diversos setores, como papel e celulose, siderurgia, mineração e petróleo e gás. São os mesmos mercados que atendemos no Vale do Aço.  As fabricações de equipamentos subsea são um exemplo de como a Imetame se reinventa constantemente. Ao longo dos últimos 6 meses, as fabricações desse segmento representaram 67% da produção da empresa”, observa o consultor.

A Imetame possui mais de 3.000 colaboradores e ocupa uma área de 412.200 m² em sua sede em Aracruz/ES. Além do setor metalmecânico, o grupo empresarial atua no segmento de Pedras Estruturais, Logística, Energia, Pedras naturais e mineração de peças ornamentais.

Mecshow

Mais uma vez, a Mec Show e a ES Oil e Gas Energy superaram todas as expectativas. A edição 2025 foi a maior de todos os tempos, demonstrando a força e o crescimento da indústria com recorde de público e negócios futuros. Ao longo dos três dias, mais de 20 mil visitantes, de 19 estados e quatro países passaram pelo Pavilhão de Carapina, na Serra. A feira gerou R$ 250 milhões em negócios.

Foram 330 marcas expositoras, 20 mil metros quadrados de área expositiva, mais de 50 palestrantes, debates, rodadas de negócios e soluções inovadoras para a indústria. Números que confirmam a importância da Mec Show para o Espírito Santo e para o setor industrial brasileiro.

Ronaldo Soares, Diretor do APL Metalmecânico do Vale do Aço

Para Ronaldo Soares, diretor de Inteligência Competitiva do APL Metalmecânico Vale do Aço, a feira foi oportunidade pra o intercâmbio com instituições similares. “Nos reunimos com diretores do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico, CDMEC, para absorver modelos de promoção do desenvolvimento das indústrias do segmento nas áreas de inovação, tecnologia, meio ambiente e gestão. O Centro funciona como uma instituição complementar ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo, Sindfer, com muitas semelhanças ao que se propõe a nova gestão do nosso APL. Nossa Presidente do Conselho Gestor Ivana Coelho e nosso diretor-presidente executivo Antônio Moreira me designaram abrir esse canal de relacionamento com o objetivo de conhecer os modelos associativistas, de financiamento das suas operações e as estratégias de captação de recursos por meio de editais públicos e privados”, justifica Soares.

O Sindimiva prepara as suas malas e vão voar para Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. Na próxima semana, 13 empresários seguem para a Fenasucro & Agrocana, evento do segmento surcroalcooleiro e bioenergia. O céu é, literalmente, o limite para essa turma!

 

 

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM