A Federação das Indústrias de Minas Gerais, FIEMG, celebra, em 22 de maio, o Dia da Indústria. O evento, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar quem contribui com o desenvolvimento do estado e do Brasil, será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir das 20h. Com o tema “A FIEMG investe em desenvolvimento. Você transforma Minas Gerais”, a Federação vai homenagear empresários e demais agraciados.
O Mérito Industrial de 2025 será entregue para empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. A FIEMG celebra o Dia da Indústria também com o Mérito Inovação na Indústria, que será entregue aos representantes da Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda, de Itaúna, no Centro-Oeste, e Painelbras Engenharia e Comércio Ltda, de Contagem, na Grande BH.
Dia da Indústria
A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.
Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.
Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.
Vale do Aço
O Empresário e Presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço, Sinpava, Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, será homenageado com o Mérito Industrial 2025. O empresário chegou à região há mais de 04 décadas e atua no setor da indústria de panificação. Foi vice-prefeito de Coronel Fabriciano no período de 2005 a 2009, além de atuar em diversas entidades representativas de classe, ligadas a Igreja católica e de assistência social.
Panificação
Para Antônio Eugênio, o setor vem evoluindo constantemente e os maiores desafios atualmente, são: a qualificação da mão de obra, o uso de tecnologias a favor da eficiência, a adaptação a novos hábitos de consumo e o fortalecimento do associativismo. “O futuro está na combinação entre tradição artesanal e inovação. A panificação no Vale do Aço é um setor essencial, gerador de empregos e com forte presença local. Apesar dos desafios do mercado, vejo um grande potencial de crescimento com a valorização dos produtos regionais e do empreendedorismo local”, disse.
A Premialy, rede de padarias, gerenciada pelo empresário, tem se destacado por seu crescimento exponencial no Vale do Aço, consolidando unidades em Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga, além da Santonely Panificados, uma indústria voltada para alimentos congelados. Sua expansão é o reflexo do compromisso com a qualidade, a inovação e a excelência no setor alimentício regional. Dia 22 de maio, receberá a honraria em cerimonia disputada na capital mineira.