Carlo Ancelotti encerra ciclo no clube merengue e se torna o primeiro estrangeiro a comandar a Amarelinha
Carlo Ancelotti é o novo técnico do Brasil. O comandante italiano de 65 anos deixará o Real Madrid após o último jogo da La Liga contra a Real Sociedad. As informações foram divulgadas por David Ornstein, do The Athletic, braço esportivo do New York Times.
Um novo capítulo para Ancelotti e para o Brasil
Carlo Ancelotti, técnico multicampeão e ícone do futebol europeu, está de malas prontas para o Brasil. Após uma temporada sem títulos expressivos no Real Madrid, o italiano de 65 anos assumirá o comando da Seleção Brasileira a partir de 26 de maio de 2025, tornando-se o primeiro estrangeiro a liderar a equipe pentacampeã mundial.
A decisão foi tomada após uma temporada decepcionante para o Real Madrid, que incluiu eliminações na Liga dos Campeões e na Copa do Rei, além de uma derrota no último El Clásico contra o Barcelona, praticamente encerrando as chances de título na La Liga.
Despedida dos Merengues
Ancelotti deixará o Real Madrid após o último jogo da temporada contra a Real Sociedad, marcado para 24 ou 25 de maio. Durante suas duas passagens pelo clube, ele conquistou 15 títulos, incluindo três Ligas dos Campeões e dois Campeonatos Espanhóis.
Apesar de ter contrato até 2026, a saída foi acordada amigavelmente entre o técnico e a diretoria do clube, que já definiu Xabi Alonso como seu sucessor. O ex-jogador do Real Madrid e atual técnico do Bayer Leverkusen assumirá o comando da equipe a partir de 1º de junho.
Desafios à frente da Seleção
Ancelotti terá pouco tempo para se adaptar ao novo cargo. Sua estreia está prevista para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Equador e Paraguai, em junho. A expectativa é que o italiano traga sua vasta experiência e mentalidade vencedora para recolocar o Brasil no caminho dos títulos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) expressou gratidão ao Real Madrid e ao presidente Florentino Pérez pela cooperação na liberação antecipada de Ancelotti.
Foto: Gokhan Taner/Middle East Images/AFP via Getty Images
Fonte: The Athletic