Educadora: O despertar de uma gigante!

Inauguração de nova sede, novos estúdios e aquisição de novos equipamentos moderniza a pioneira Rádio Educadora e transforma prédio em atração “turística”.

Desde a solenidade e carreata (com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cedida diretamente do santuário, em Aparecida/SP) com o carro de corpo de bombeiros realizada no último dia 8, é impossível não dar uma passadinha na rua Manoel Joaquim Pires, no centro de Coronel Fabriciano, para dar uma “espiadinha” no novo prédio que abriga os novos estúdios da Rádio Educadora, emissora mantida pela Congregação Redentoristas da Igreja Católica.

Nova fachada da Rádio Educadora

No ar desde 18 de março de 1968 na mesma frequência, a estação passou a operar oficialmente em 91.7 FM (finalizou recentemente o processo de migração de sua operação em AM para o dial FM).

A migração marca uma nova fase técnica e estrutural para a emissora, que também realizou melhorias em sua infraestrutura. Entre as atualizações implementadas estão a instalação de equipamentos de transmissão mais modernos, capazes de oferecer maior qualidade de áudio e estabilidade no sinal. Além da mudança de faixa, a rádio passou por um processo de reestruturação visual e de comunicação interna.

Programação visual

Wagner Ancioni e Renan triunfo, da Grand 360º

A responsabilidade pela criação da nova programação visual da Rádio foi a Agência Grand 360º, de Ipatinga. Criada em 2019, é responsável por criações como as marcas da influencer “Gra Torquetti”, Brasa Parrila, Compania Pizzeria e campanhas como da Unimed Vale do Aço, Univale, Paladar e FSFX, entre outras. Para Wagner Arcione, um dos sócios da agência, a nova marca exprime um novo ciclo que se inicia para a emissora. “A ideia central foi utilizar a letra “e” como centro de um disco de vinil e o ponto como marco de transformação final dentro do “dial” – De AM para FM. Fomos responsáveis, também, pela programação visual dos estúdios e demais escritórios. Desenvolvemos todo o branding a partir do conceito da fachada da arquiteta Thainara Valbuza, da Beco Arquitetura, de Coronel Fabriciano” explica o publicitário.

Aquário 

Equipe da Beco arquitetura, responsável pelo projeto da nova Rádio Educadora, liderada por Thaybara Valbúzia.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Thaynara Leal de Souza Valbuza, arquiteta, urbanista e designer de interiores, responsável pelo escritório “O Beco Arquitetura”, com sede em Coronel Fabriciano.

Para Valbuza, faltava um aquário. “Já existia um projeto básico e nos chamaram para desenvolver o projeto da fachada. Verificamos viria para a frente do prédio, mas não tinha nenhuma visibilidade para o público e que, essa possibilidade, seria uma inovação, uma vez que as pessoas viriam os profissionais desenvolverem suas atividades de forma transparente. A fachada é um convite para se aproximar, ouvir, ver, tocar. A iluminação quente, o contraste de cores e o uso de formas paramétricas trazem um ar contemporâneo que respeita o passado da rádio, mas aponta para o futuro”, observou a especialista.

O início das obras se deu em meados de outubro do ano passado e foi finalizada na primeira semana de maio. “O maior desafio é que foi preciso muito estudo e muita pesquisa”, explica a arquiteta.

Com 8 anos de estrada, a “nova Rádio Educadora” é um projeto que gera maior visibilidade, por ser um meio de comunicação de massa e ser pioneiro na região. Nesse contexto, inovar seria uma marca necessária para esse novo projeto. “O projeto, assinado por nosso escritório de arquitetura, teve como ponto de partida um objetivo simples, porém potente: criar uma fachada viva, que dialoga com as pessoas e com a cidade”.

107 FM

Novos estúdios da 107FM

A outra rádio da mesma congregação que já dividia o prédio com a Rádio Educadora é a 107FM. Para a 107,1 foi feito apenas o Rebranding da marca, que precisava acompanhar esse novo momento da rádio Educadora e sua nova comunicação visual. “O trabalho teve o atendimento e planejamento de marketing e publicitário realizado Renan Triunfo e por Wagner Arcioni. O responsável criativo pelas duas comunicações foi o publicitário e diretor de arte, Filipe da Rocha Oliveira Silva” credita Triunfo.

Nova programação

Agora, na frequência 91,7, desde o dia 08 uma nova programação e contratações de profissionais se incorporaram a esse novo momento da Rádio Educadora. Bruna Lage, coordenadora de jornalismo, tem Janete Araújo e Felipe Machado sob sua batuta além de Mateus Cabral que apresenta o novo jornal “Em Pauta” e o programa matutino. O mesmo Felipe Machado estreou “A Hora do Rush”, que tem como eixo principal, orientar motoristas do Vale do Aço no horário em que o trânsito nas principais vias da região é mais intenso: de 17h às 18h. O diretor e comunicador, Padre José Wilker, estará presente em dois horários: às 6 da manhã e às 15h.

Há mais de um ano à frente da emissora, padre José Wilker, entende que a transição representa um reposicionamento da Rádio Educadora no mercado local de radiodifusão. “A migração para FM, nesse momento, está sendo uma revitalização da rádio, uma oportunidade de apresentarmos para o nosso público ouvinte, e também para novos [ouvintes], um jeito novo de comunicar”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM