Capacitação reúne gestores e conselheiros de turismo em Santana do Paraíso

Nesta quarta-feira, 9 de abril, Santana do Paraíso sedia o primeiro encontro de 2025 do projeto “Trilha do Conhecimento para Gestores e Conselheiros Municipais de Turismo do CTMAM”. O evento, que ocorrerá das 8h30 às 12h no auditório da Câmara de Vereadores, na Rua Alberina Pessoa, 51, Centro, é uma parceria do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) e Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Governo, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

O objetivo é capacitar profissionais para o planejamento e gestão eficiente do turismo local. A aula será ministrada por Cidinha Sampaio, mestre em planejamento e gestão nas cidades. Sua fala vai abordar como devem ser compreendidos os conceitos e definições do turismo. A iniciativa busca fortalecer as ferramentas de gestão turística, garantindo o desenvolvimento sustentável do setor nos municípios participantes. Com uma abordagem prática, o programa visa não apenas qualificar os agentes locais, mas também promover a perenidade das ações turísticas, alinhando-as às demandas regionais e às potencialidades da área de influência da IGR.

O “Trilha do Conhecimento” é estruturado como uma jornada de aprendizado contínuo, oferecendo subsídios para aprimorar o planejamento estratégico de longo prazo. A capacitação é essencial para consolidação de políticas públicas eficazes e roteiros mais completos, que valorizem o potencial turístico regional. Este evento em Santana do Paraíso será o primeiro de uma série de 12, previstos para serem realizados até abril de 2026., de forma itinerante, abrangendo os quatro territórios do CTMAM

A expectativa é que o projeto transforme o potencial turístico da região em uma realidade vibrante, gerando oportunidades econômicas e destacando Minas Gerais como referência no setor. Com gestores mais preparados, a tendência é que os municípios envolvidos avancem na oferta de serviços qualificados e na atração de visitantes. O evento é aberto a conselheiros e gestores municipais de turismo, reforçando a importância da integração entre poder público e sociedade civil.

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM