Conforme edital publicado no dia 15/4, a AAPI realizou hoje (24/4), no auditório da sede administrativa, a assembleia ordinária de prestação de contas. Estiveram presentes diretores, associados e membros do conselho fiscal. Após a devida explanação da área responsável a respeito da sustentabilidade financeira da entidade, foi apresentado o parecer do conselho fiscal, que foi favorável, bem como aprovado pelos presentes.
Uma análise do balanço financeiro da entidade possibilita constatar que os índices de solvência (liquidez corrente / liquidez imediata / liquidez geral) encontram-se em uma situação favorável, pois apresentam solidez financeira. De acordo com o apresentado hoje, a AAPI, com uma receita superior a R$ 35 milhões em 2024, portanto, é uma entidade capaz não apenas de gerir o patrimônio atual com excelência, mas fundamentalmente de crescer de forma sustentável e expandir seu leque de benefícios.
A contribuição mensal dos associados é o que garante à Associação continuar a oferecer os serviços de excelência nas áreas de lazer, turismo, bem-estar e saúde. Uma organização sem fins econômicos, a AAPI, há mais de quatro décadas, utiliza a receita arrecadada para manter os atuais benefícios e ofertar melhorias. O controle das receitas, despesas e investimento é realizado de forma transparente, responsável e técnica, seguindo os preceitos legais e estatutários.
“A contribuição mensal do associado é o que nos permite pagar os profissionais de saúde e oferecer consultas gratuitas, assistência social, assessoria jurídica, cursos de capacitação, eventos exclusivos e gratuitos, centro esportivo, estrutura de lazer e turismo”, reforça o presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira.
A assembleia ordinária de prestação de contas anual da AAPI desempenha um papel fundamental na governança e na gestão responsável da organização. É um momento essencial para fortalecer os pilares da ética e da transparência, que são a base de qualquer instituição comprometida com seus associados.
Essa assembleia oferece a oportunidade de apresentar, analisar e debater as informações financeiras, administrativas e operacionais do último ano. Os dirigentes expõem os dados claros e precisos, como demonstrações contábeis, investimentos realizados, receita e os resultados alcançados. Além disso, é uma ocasião para esclarecer eventuais dúvidas dos associados, garantindo que todos tenham pleno entendimento das ações da AAPI.
“Em suma, a assembleia ordinária de prestação de contas anual da AAPI não é apenas uma obrigação estatutária; é um ato de respeito e compromisso com seus associados. É uma expressão prática de ética e transparência, assegurando que a associação seja administrada de forma responsável, alinhada aos seus objetivos e ao bem-estar coletivo.”, conclui Joaquim.