Convênio impulsiona desenvolvimento local e acesso a recursos, consolidando cidade como referência turística
O município de Dionísio e o CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas), assinaram nesta quarta-feira, 12, a renovação do convênio de cooperação técnica. O ato, realizado no gabinete do prefeito Marciny Martins Pereira, contou com as presenças do presidente do CTMAM, Hélio Anício, do procurador-geral do município, Pedro Henrique Correa e da secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Conceição Ferreira.
“Esse convênio é uma parceria fundamental que continuará possibilitando o acesso à captação de recursos como ICMS Turismo e também pleitear convênios de órgãos estaduais e federais, contribuindo para o desenvolvimento de Dionísio”, destacou o prefeito. A secretária Conceição também teceu um comentário sobre a celebração deste convênio: “Sabemos da importância de estarmos juntos com CTMAM, a fim de sermos uma referência para outras cidades, pois o turismo é um mecanismo capaz de contribuir muito com o progresso em vários setores da cadeia produtiva, fomentando progresso”, disse. Já o presidente do CTMAM frisou que “essa parceria estratégica visa impulsionar o turismo regional, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da cidade”, lembrou Anício.
Um dos três municípios a ter em seu território áreas pertencentes ao Parque Estadual do Rio Doce – os outros dois são Timóteo e Marliéria – Dionísio se destaca pelo grande número de lagoas existentes – 50 – além de inúmeras cachoeiras, sítios e fazendas, eventos gastronômicos, religiosos e culturais, que movimentam a cidade durante todo o ano.
Sobre o CTMAM
Caracterizados como instâncias de direção e coordenação regional, os circuitos turísticos têm a missão de organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável por meio da integração contínua dos seus filiados, consolidando antes de tudo uma identidade local, que será a base da atração de visitantes. Em Minas, existem hoje 48 circuitos instalados, que congregam cerca de 700 municípios. O CTMAM conta atualmente com 17 filiados: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Bagre, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Rio Piracicaba, Santana do Paraíso, Timóteo e Ubaporanga