Decreto do Ministério da Agricultura e Pecuária pretende trazer mais segurança para o consumidor.
O Governo determinou que, a partir de março deste ano, os ovos vendidos a granel deverão apresentar data de validade impressa na casca.
O decreto é do Ministério da Agricultura e Pecuária e é valido para aqueles ovos vendidos diretamente, não condicionados em embalagens como caixas de papelão para meia ou uma dúzia, mais comumente encontrados em supermercados.
Os ovos comercializados fora de embalagens fechadas precisarão ser carimbado, apresentando a validade na casca, além de dados como classificação, nome e razão social do produtor.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a nova regulamentação tem como objetivo aumentar a segurança alimentar e a rastreabilidade dos produtos. O prazo para a indústria se adequar às condições previstas se encerra no dia 05 de março.
A mudança ocorre em meio a um cenário de crescimento para o setor. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, no ano passado, o Brasil alcançou pela primeira vez na história, a marca de 263 ovos consumidos em média por habitante, 21 unidades a mais do que o registrado em 2023. Para 2025, a expectativa é que o consumo cresça 1% em relação a 2024.