A demanda mais fraca na China derrubou os preços do minério de ferro em 2024 e deve seguir dando a tônica nos negócios em 2025, considerado ainda mais desafiador por causa da previsão de crescimento mais acentuado da oferta global da commodity, segundo analistas e consultores ouvidos pelo Valor.
No curtíssimo prazo, porém, a leitura é que eventuais medidas protecionistas anunciadas pelo futuro presidente americano, Donald Trump, e potenciais respostas da China tendem a se sobrepor aos fundamentos de mercado no direcionamento dos preços da principal matéria-prima do aço.
“As ramificações da política comercial dos Estados Unidos e como a China vai responder talvez passem por cima da dinâmica de oferta e demanda, ao menos no curto prazo”, disse o analista Daniel Sasson, do Itaú BBA. Maior produtora de aço do mundo, com cerca de 1 bilhão de toneladas ao ano ou 55% da produção global, a China é também a maior comprador…
saiba mais em ….https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/12/26/minerio-de-ferro-cai-25-no-ano-e-deve-ter-2025-ainda-mais-desafiador.ghtml