HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 02
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Muito além da Black Friday!

Mês marcado pelas datas-base de gigantes da região. Trabalhadores da Vale chegam a um acordo, já Usiminas e Aperam, ainda negociam.

Décadas passadas, o mês de novembro era muito mais aguardado em nossa região, tanto pelos trabalhadores e familiares das gigantes da região com pelos empresários que pela “Black Friday”, campanha de vendas do varejo de origem norte americana e adequada ao estilo brasileiro.

Tanto pelo desgaste que os sindicatos e representantes das empresas tinham, quanto pelas históricas assembleias enviesadas pelo risco de demissões por posicionamentos individuais de trabalhadores que desagradavam a chefia imediata (lamentável lembrança dos tempos de ditatura e Siderbrás), as negociações coletivas impactavam no planejamento das empresas varejistas, nas matriculas de escolas, nas empresas de turismo, enfim em quase todo o mercado consumidor regional, inclusive após a inclusão da Participação nos Lucros e Resultados, a PLR.

Nessa semana, os trabalhadores da Vale nas minas Cauê, Conceição e Periquito, em Itabira, aprovaram o acordo coletivo de trabalho (ACT) para 2024/2025 e a participação nos lucros e resultados (PLR) para 2025/2026. A decisão foi tomada com ampla aprovação, 88,54% dos votos, em assembleias realizadas pelo Sindicato Metabase entre os dias 18 e 20 de novembro. Ao todo, 1.816 trabalhadores participaram do processo democrático.

Semana passada, os trabalhadores da Aperam recusaram proposta apresentada pela empresa para a campanha salarial 2024/2025.Estava prevista nova rodada de negociações para a última terça-feira (19) cujos resultados não foram confirmados.

Já na Usiminas, também na última terça-feira (19), o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região, Sindipa, sindicato que representa os trabalhadores recusou, na mesa, a proposta da Usiminas, mantendo uma tradição de décadas neste tipo de negociação.

A Usiminas ofereceu um reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC, a partir de 1º novembro (data-base da categoria); piso salarial R$ 2.031,96 a partir de novembro.

As vendas de fim de ano aguardam pelo resultado das negociações.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2