HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 05
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Empresários supermercadistas apostam em demanda 7,3% maior no final de ano

Sentimento manifestado nesta semana na SuperMinas, maior evento supermercadista do estado que já tem data marcada para o próximo ano (será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro).

Comemorações em famílias, festividades de final de ano e as tradições dos mineiros. É acreditando nisso que o setor supermercadista se prepara, cada vez mais, para atender o cliente em todas as suas ocasiões de compra para o período de final de ano. A constatação está numa pesquisa feita pela Associação Mineira de Supermercados, AMIS, e divulgada nesta nessa semana, na abertura da 36ª Superminas Food Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, no Expominas, em Belo Horizonte.

As maiores apostas são nos itens típicos do período, como aves, frutas secas, panetone e vinhos, mas, a época do ano com a maior demanda no setor impulsiona o crescimento de todas as seções. Apostando nessa tendência, os supermercadistas pesquisados preveem crescimento de 7,3% na sazonalidade deste ano em relação à do ano passado.

Serviços ao cliente

Os empresários esperam mudanças de comportamento do consumidor e buscam oferecer uma experiência de compra adequada à demanda, por exemplo, a oferta de soluções prontas. Na avaliação de alguns supermercadistas, uma parcela dos consumidores, está disposta a levar mais praticidade nessas ocasiões, em vez de ter mais trabalho na cozinha.

Mas, o final de ano é também o período propício para os clientes mais afeitos a cozinhar e que não abrem mão de comprar os ingredientes, temperos e embalagens. O setor prepara todo o sortimento para essa procura.

A pesquisa (quadro abaixo) aponta que, como ocorreu no ano passado, a cervejas lideram a aposta de demanda no setor, com 8,3% de crescimento. Outra boa expectativa é em relação aos vinhos, que têm conquistado cada vez mais consumidores. Nessa categoria a projeção é de crescimento de 7,5%.  Símbolo da época, o panetone, mantém seu espaço e, segundo os pesquisados, deve ter demanda 5,5% maior do que no ano passado.

Setor quer contratar quase 8 mil colaboradores temporários

A sazonalidade de final de ano é para os supermercados também o período de reforçar o quadro de colaboradores, seja para atender o aumento da demanda, ou aqueles talentos que se destacarem e se interessarem, para compor o quadro fixo no ano seguinte. É pensando nisso que boa parte das empresas abre a contratação de trabalhadores temporários nesta época.

De acordo com a pesquisa da AMIS, cerca de 7.920 novos postos de trabalho temporário estão previstos no setor.

Essa é uma forma de as empresas abrirem espaço para novos talentos e de o colaborador, em muitos casos ainda sem experiência profissional, conhecer o setor, onde pode fazer carreira.

Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados no final de ano

Produto/categoria   2024

Peru      2%

Outras aves típicas      4,2%

Carnes diversas – pernil, lombos, etc  6,2%

Panetone 5,5%

Vinhos    7,5%

Bebidas “quentes”   6,3%

Cervejas diversas   8,3%

Sucos e refrigerantes    6,5%

Frutas diversas     7,2%

Frutas secas   8,0%

Queijos e “afins”   7,8%

Utensílios descartáveis 5,6%

Importados para o período     2%*

Desempenho de todo o mix da loja  7,3%

**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2