A 15ª edição da Cinedocumenta promove sessão especial nesta quinta-feira, 21, às 14h, na Adevipa (Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga) voltada especialmente ao público com deficiência visual. Será exibido o filme A Festa de Léo, dirigido por Luciana Bezerra e Gustavo Melo, com audiodescrição na versão original, gentilmente cedida pela produtora Coqueirão Filmes.
O filme conta a história de um garoto Léo prestes a fazer 12 anos. No dia de sua festa, Rita, sua mãe, descobre que o pai do menino, Dudu, que é dependente químico, roubou o dinheiro do evento. Rita busca formas de viabilizar condições financeiras para salvar a vida do pai de seu filho e a resposta está em sua rede de amigas e familiares.
A projeção do longa-metragem, produzido na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, faz parte das comemorações dos 15 anos da Cinedocumenta, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e acessibilidade. Essa iniciativa é uma realização de Éderson Caldas.
A Cinedocumenta é promovida em parceria com diversas instituições. A Mostra conta com apoio essencial da Prefeitura de Ipatinga, Vídeo Plus, Panorama Hotéis, Tufik Cozinha Árabe, Restaurante Tradição, Los Películas Cine Clube, e muitos outros. A produção é da MC, Shirley Maclane e Fino Trato, com divulgação nas mídias sociais pela G Mídia.
A direção de produção da Cinedocumenta ficou a cargo de Shirley Maclane, com direção de comunicação de Goretti Nunes e Raquel de Carvalho. O evento é financiado com recursos da lei federal de incentivo à cultura e contou com o suporte de vários parceiros, reafirmando o compromisso de Ipatinga com a cultura e a inclusão.