BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Minas exporta primeiro lote de café especial com Selo Verde para Europa

Com mais de 300 sacas, foi enviado na última semana o primeiro contêiner com café especial de 10 cafeicultores do Sul de Minas. O carregamento, que tem como destino a Irlanda, deve chegar ao país europeu no final de agosto. A venda pioneira é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais e a Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas).

A operação é embasada pela tecnologia da plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nacional nas propriedades de café, emitindo uma certidão pública de “Nada Consta”, vinculada ao número do CAR (Cadastro Ambiental Rural) do produtor, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento, atendendo ao regulamento da União Europeia.

A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida em conjunto pela Seapa, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a UFMG, com apoio do programa AL-INVEST Verde da União Europeia. A ferramenta é capaz de gerar um diagnóstico socioambiental por análise automática de todos os imóveis rurais mineiros.

Por meio das análises geoespaciais e integração de diversos bancos de dados presente na plataforma, incluindo o mapeamento em alta resolução do parque cafeeiro de Minas Gerais produzido pela Emater-MG é possível constatar que 99% das cerca de 120 mil propriedades produtoras de café atendem a nova legislação do bloco.

Além do café, a plataforma abrange outras quatro commodities exportadas pelo agro mineiro: soja, gado, cana e produtos da silvicultura. Tendo em vista que a regulação europeia considera o desmatamento praticado após dezembro de 2020, os percentuais de propriedades que poderiam ser categorizadas como livres de desmatamento alcançam 95% para soja e gado bovino, 96% para cana-de-açúcar e 93% para florestas plantadas.

Desde a publicação das novas regras para a importação do bloco, o Governo de Minas atuou para a consolidação da plataforma de conformidade como ferramenta que comprova a sustentabilidade das principais cadeias produtivas mineiras. Em março deste ano, representantes da direção-geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia e do Programa Al-Invest Verde da União Europeia estiveram reunidos na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, conhecendo os resultados da ferramenta. A comitiva também visitou propriedades do Sul de Minas, conhecendo a produção de café sustentável no estado.

Foto: Foto: Diego Vargas / Seapa – Cocatrel / Divulgação

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM