HEADER HOME – TERNIUM STJ

Minas adia prazo de vacinação contra brucelose

Produtores rurais terão até o final deste mês para cumprir as determinações do IMA

Ficou para o dia 31 deste mês o prazo final para aplicação da vacina contra a brucelose em Minas. Desta forma, os produtores rurais devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses e declarar, nas unidades do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), a imunização desses animais até 10 de agosto.

A vacinação contra brucelose deve ser realizada duas vezes ao ano por profissionais cadastrados no IMA em bezerras de 3 a 8 meses. Existem dois tipos de vacina: a B19 e a RB51, sendo que esta pode ser aplicada em fêmeas com idade superior a 8 meses.

Após o processo vacinal, o pecuarista deve comprovar que os animais foram vacinados. Sendo uma ação obrigatória, a declaração deve ser realizada nas unidades do IMA e deve conter o atestado de vacinação emitido por um veterinário, incluindo os dados da nota fiscal de compra da vacina.

O pecuarista que não vacinar o seu rebanho contra a enfermidade pode ser multado em R$ 125,90 por bezerra, tendo como base o número de fêmeas de 0 a 12 meses da última declaração prestada ao IMA. Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose está sujeito a multa de R$ 25,18 por bezerra.

A brucelose não tem cura e é caracterizada como uma zoonose, ou seja, existe a possibilidade de transmissão ao ser humano. Além de causar danos à saúde pública do estado, pode ocasionar perdas econômicas para o setor pecuário, uma vez que provoca aborto, queda na produção de leite e diminuição no ganho de peso nos animais doentes.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM