BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_SUELLEN_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_DR-RUBIO_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_MARCIA_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_ANDRE_728X90PXLS_FIN

Dropshipping, um vendedor sem loja.

Modelo de negócios que transfere para o mundo virtual o agenciamento de produtos.

A internet transfere para o mundo virtual práticas do mundo presencial. Contudo, incorpora possibilidades que não foram experimentadas ou não seriam possíveis no mundo presencial. Um modelo de negócio que está em voga e sendo adotado por jovens entre 20 e 25 anos é o Dropshipping. É uma modalidade de comércio eletrônico que consiste no envio de produtos diretamente do estoque do fornecedor para o cliente.

Nesse modelo de negócio, o comércio atua como um intermediário entre o atacado e o consumidor final. Uma modalidade comum é no vestuário, onde se firma parceria com fornecedor para a venda de roupas e, a cada venda, se transfere os dados do comprador para o parceiro. O lucro será a diferença entre o preço do fornecedor e o que o intermediário cobrou – como em qualquer negócio de varejo.

Origem

O termo vem do inglês drop (largar) e shipping (remessa, envio), indicando que, neste modelo, quem está vendendo deixa que outra empresa faça o envio. Essas características tornam o dropshipping um dos melhores tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro.

Há vantagens interessantes em investir no dropshipping. A principal delas é que não é necessário um alto valor inicial. Além disso, o modelo dispensa controle de estoque, gastos com logística e as operações poderão ser iniciadas mais rapidamente, sem burocracia. Por fim, o crescimento da empresa não requer investimentos em contratações e aumento de espaço físico e a variedade no mix de produtos pode ser bem alta dentro do seu nicho;

Processos de pós-venda como trocas e devoluções ficam a cargo do fornecedor, com o devido acompanhamento.

Produtos

Há alguns produtos que são mais adaptáveis a essa modalidade de Artigos esportivos; brinquedos; calçados em geral; camisetas, agasalhos estampados e Computadores e (periféricos)entre outros.

No entanto, é importante considerar alguns desafios, como a dependência dos fornecedores em relação à qualidade e rapidez do serviço de entrega, margens de lucro menores devido aos preços de atacado e uma concorrência acirrada no mercado. O dropshipping demanda poucos recursos e riscos e há um potencial de lucratividade realmente alto, atrai muitos jovens e tem tido lucratividade rápida”, comenta.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM