Deve ser publicada nas próximas semanas mais um edital para credenciamento de instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos no programa Trilhas de Futuro. Essa iniciativa oferece cursos técnicos gratuitos que, segundo a Secretaria de Estado da Educação, já beneficiou mais de 50 mil pessoas, com 100 mil alunos atualmente matriculados.
O Trilhas de Futuro é destinado principalmente a jovens do ensino médio da rede pública, mas está aberto a candidatos de todas as idades, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na atual edição do programa, mais de 14 mil vagas foram mapeadas, destacando áreas como construção civil, alimentos e bebidas, e eletrônica. Em outras edições, os cursos mais procurados foram de logística, segurança do trabalho, agronegócio, administração, informática, enfermagem, mecânica e mecatrônica.
Além da formação técnica, o Trilhas de Futuro promove o crescimento pessoal dos alunos. Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o Trilhas de Futuro oferece também ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte dos estudantes, mediante comprovação de frequência nas aulas.