Ainda sem data para início das operações, o Governo de Minas anunciou esta semana que o estado terá, ainda este ano, um voo direto ligando Belo Horizonte a Roma (Itália). A rota será operado pela Ita Airways – antiga Alitalia. Atualmente, a Ita tem voos da Itália para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
“Minas Gerais tem uma posição privilegiada. Estamos tendo sete rotas internacionais e, em breve, nós vamos ter mais uma: de Belo Horizonte a Roma. Então, o link de Minas Gerais para a Europa vai ter mais uma porta de entrada”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. Apesar da empolgação de Passalio, a concessionária BH Airport, que administra o aeroporto de Confins, não confirmou e nem negou a informação.
No site oficial da companhia italiana, já é possível localizar o termo “Belo Horizonte – Brazil”, mas ainda não há informações sobre possíveis datas e horários de voos. A confirmação da nova rota ocorre após várias outras viagens internacionais serem confirmadas no leque de destinos ofertados pelo principal aeroporto do Estado. Recentemente, a BH Airport ativou as operações de rota que conecta Belo Horizonte a Lisboa, em Portugal, e também a Curaçao, no Caribe. Já nesta semana, o terminal aéreo passa também a realizar voos diretos para Santiago, no Chile.