Com um investimento de R$ 60 milhões, a Cemig confirmou esta semana a construção de uma nova subestação de energia em Fabriciano. As etapas do projeto e investimentos no município foram detalhadas pela equipe empresa ao prefeito Marcos Vinicius nessa quinta-feira, 2. A previsão é que as obras começam no próximo ano e que a estação entre em operação em 2026.
A instalação vai disponibilizar energia com mais quantidade e qualidade para os atuais e novos consumidores, incluindo empresariais e industriais – um gargalo de Fabriciano, devendo beneficiar 56 mil unidades consumidoras e 135 mil pessoas em Fabriciano e também Antônio Dias, Ferros e Joanésia.
A subestação será construída no bairro Córrego Alto. Já as torres de alta tensão passarão, em grande parte, por áreas e propriedades rurais, em especial na Serra dos Cocais, interligando com Antônio Dias.
Desenvolvida a partir de uma plataforma tecnológica moderna, a instalação promete melhorias nos níveis de tensão, redução de perdas de energia e mais segurança operativa, com menor carregamento das subestações e do sistema de transmissão. Os investimentos acrescentam 25 mega-volt-amperes (MVA) de potência ao sistema elétrico, melhorando consideravelmente a infraestrutura energética da região.
Ouça o que o analista de relacionamento da Cemig, Riwardeny Nunes Talin disse sobre o assunto: