Com um investimento previsto de R$ 50 milhões e a promessa de gerar até 80 empregos temporários, a Vale anunciou nesta terça-feira, 2, o início das obras do viaduto e da nova via de acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. A expectativa é que o serviço seja entregue em dezembro. A estrutura faz parte dos compromissos assumidos pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em 2020.
O futuro viaduto terá 81 metros de extensão e será equipado com uma pista de veículos em cada sentido e calçada para pedestres. O acesso ao aeródromo vai mudar de lugar, ficando cerca de 1,2 mil metros depois do atual, passando no meio da Avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial. Na organizar o trânsito, será criada uma rotatória.
“A construção do viaduto tornará o acesso ao Aeroporto do Vale do Aço melhor para melhorar a mobilidade e a segurança nas proximidades da ferrovia. Também haverá um espaço destinado para a travessia de pedestres, com guarda-corpo e iluminação”, disse Marcello Puzziello, gerente-geral de implantação de obras da Vale.
Outras obras na região
Além desta obra, a Vale também está construindo uma passarela entre os bairros Horto, em Ipatinga, e Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. A conclusão está prevista para este mês.
Em dezembro do ano passado, a Vale construiu uma nova passarela na Rua das Indústrias, em Timóteo, com 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa e iluminação. Em Santana do Paraíso, uma passarela foi construída no bairro de Ipaba. A estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, sendo 180 metros de rampa.