Projeto Curta Vitória-Minas realiza curso no Espírito Santo

Durante 15 dias, as autoras e autores selecionados vão aprender a transformar suas histórias em filmes

Um grupo de 10 autores do Vale do Aço e região participarão até o próximo dia 28 de um processo de imersão cinematográfica em Guarapari (ES), onde aprenderão a transformar suas histórias em filmes. Esta é a terceira edição do projeto Curta Vitória a Minas III, que produziu 15 filmes na primeira edição, lançada em 2014, e 10 obras, na segunda edição, lançada em 2022.

Nesse período, os participantes terão aulas sobre roteiro, direção, produção, fotografia, entre outros aspectos do cinema. A imersão inclui atividades práticas e teóricas, visando a construção do roteiro, plano de produção e filmagem.

O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

Após o curso, os participantes voltarão para suas cidades onde poderá organizar a pré-produção das filmagens, com apoio de profissionais da área. Os filmes resultantes serão exibidos gratuitamente em telonas montadas em ruas e praças das cidades envolvidas. Essa iniciativa, realizada pelo Instituto Marlin, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale e busca registrar e valorizar as histórias e peculiaridades das comunidades locais.

Quem são os selecionados
Nome: Otávio Luiz Gusso Maioli
História: Trilhando entre as Cercas
Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)

Nome: Wagner Henrique Rosa
História: Morro do Cruzeiro, Nosso Quilombo
Cidade/Estado: João Neiva (ES)

Nome: Marisa de Almeida Silva
História: A Casa Sinistra
Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Márcia Cristina Cândido Cruz
História: Um Rio de Histórias
Cidade/Estado: Conselheiro Pena (MG)

Nome: Pedro Vinícius Siqueira Batista
História: Os Amigos da Água
Cidade/Estado: Governador Valadares (MG)

Nome: Mauro dos Santos Junior
História: Boi Balaio
Cidade/Estado: Belo Oriente (MG)

Nome: Luzia de Resende Mendes
História: O Pássaro

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM