Título conferido pela Prefeitura abre possibilidade de novas fontes de captação de recurso para a reconstrução do templo
A Prefeitura de Fabriciano conferiu o título de Espaço Memória à Igreja São Sebastião, considerada a segunda catedral da cidade. O decreto municipal foi assinado pelo prefeito Marcos Vinicius e publicado na última segunda-feira, 1º de abril. A medida visa facilitar a captação de recursos públicos, inclusive em níveis Estadual e Federal, destinados à reconstrução da igreja.
Há quase dois anos, uma parte do teto da catedral desabou, resultando no fechamento do local, que aguarda por revitalização desde então. Em agosto de 2023, foi apresentado à comunidade um novo projeto arquitetônico para a reconstrução do telhado da nave e outras melhorias.
O custo estimado é de aproximadamente R$ 5 milhões para a conclusão da obra. Atualmente, a campanha SOS Catedral busca angariar fundos por meio de iniciativas de arrecadação e doações. Mas dado o alto custo do empreendimento é necessário buscar outras fontes para a arrecadar o montante, daí a importância deste título.
O diretor de Cultura Teco Teixeira explicou que o título Espaço Memória, além de ampliar as possibilidades de arrecadação de recursos, reconhece a importância cultural da catedral para a cidade. Ainda segundo ele, a proposta em tornar a igreja um espaço memória partiu do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
A catedral abriga uma réplica em miniatura da estação ferroviária do Calado (primeiro nome da cidade) e o memorial Dom Lélis Lara, espaço que agrega a memória desse bispo redentorista que marcou a região do Vale do Aço.