HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatinga realiza mobilização contra tuberculose

A Secretaria de Saúde de Ipatinga realizará nesta segunda-feira, 25, uma blitz educativa como parte das ações referentes ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação acontecerá das 9h às 11h, na avenida Zita de Oliveira, 555, Novo Centro, em frente ao CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias).

Durante as abordagens, serão entregues materiais de orientação e conscientização sobre como prevenir e diagnosticar precocemente a tuberculose, doença muitas vezes confundida com uma gripe mal curada, o que provoca demora na busca pelo apoio médico e consequente agravamento do estado de saúde.

Ocorrências e diagnóstico

Em Ipatinga, no ano de 2023, foram registrados 56 casos confirmados de tuberculose. A Secretaria de Saúde orienta que pessoas com tosse há mais de duas semanas (classificadas no quadro sintomático respiratório) procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para avaliação e diagnóstico.

Após o diagnóstico, os pacientes passam por acompanhamento com assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem, pneumologistas, nutricionista, farmacêutica e psicóloga. Além disso, alguns são acompanhados na unidade de saúde mais próxima de sua residência, sob supervisão da equipe. O tratamento tem duração de seis meses, em média.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM