Uma série de aplicações do fumacê foi realizada na última semana pela Prefeitura Fabriciano nas escolas da rede municipal em sua campanha de combate à dengue e outras doenças derivadas. Segundo as secretarias de Saúde e Educação, todas os 28 estabelecimentos foram alvos da medida, que visa levar proteção para os 10 mil alunos atualmente matriculados, além de professores e demais funcionários.
“Nós cuidamos do nosso espaço, mas também é preciso pensar no entorno, na comunidade escolar. Devido às fortes chuvas e como as escolas ficaram fechadas por muitos dias, ficamos preocupados com o retorno das crianças. E a aplicação do fumacê traz mais tranquilidade e segurança”, explicou a Prefeitura.
Ainda conforme a Secretaria de Educação, as crianças também estarão envolvidas na força tarefa contra Aedes aegypti na cidade. Durante o mês de fevereiro, será feito um trabalho de conscientização dos alunos em todas as escolas para que eles atuem como multiplicadores e reforcem os cuidados necessários e a importância da colaboração de todos junto aos seus e vizinhos.
COMO SE PREVENIR DAS ARBOVIROSES (DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA):
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Lavar e escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.