Prefeito acompanha primeiro dia da UPA Sentinela

Com capacidade para atender até 140 paciente por dia, começou na última sexta-feira, 19, o atendimento da UPA Sentinela, no Canaã. O espaço, segundo o prefeito Gustavo Nunes, funcionará todos os dias, entre 7h e 19h, seguindo o Protocolo de Manchester. A cor verde ou pulseira verde significa que o paciente tem um quadro de menor gravidade. Requer atenção, mas não em nível emergencial.

“Aqui, ao lado da Vitória, médica da UPA Sentinela, temos a alegria de constatar que a medida foi altamente eficaz e acreditamos que a nossa população vai ser bem atendida. É um ambiente refrigerado, bem equipado e confortável para garantir não apenas o socorro à saúde, mas também o conforto e a dignidade do cidadão”, comentou Gustavo.

Protocolo de atendimento

As fichas dos pacientes verdes são recolhidas da UPA 24h pelo médico plantonista da UPA Sentinela. Os pacientes são chamados em grupos de 12 em 12 pessoas. Quando termina o atendimento a um grupo, outro é chamado, e assim sucessivamente.

Não há serviço de recepção nem de triagem na UPA Sentinela. Portanto, a população deve continuar se apresentando primeiro – e se identificando – na UPA 24h. Após ser retirado da sala de espera da UPA 24h, o paciente é levado pelo próprio médico da UPA Sentinela até o consultório.

Aliviar a dor e a espera são os objetivos da UPA Sentinela. Quando o paciente requer medicação imediata, é levado para a sala de medicação, onde foram colocadas 12 confortáveis poltronas. No local, uma equipe de enfermagem se reveza na atenção ao paciente para que ele possa se recuperar e voltar para casa.

 Unidade de Referência

Além da UPA Sentinela, o município inaugurou nesta sexta-feira a Unidade de Hidratação para pacientes com arboviroses, que fica dentro da UBS Cidade Nobre (a tradicional UISA) e tem estrutura exclusiva para atender os casos encaminhados.

A prefeitura instalou no local uma tenda, onde funciona uma sala de espera, e destinou três salas para as triagens e as consultas médicas. A prioridade são os casos suspeitos de dengue, Zika e Chikungunya. Lembrando que o município ainda não teve qualquer caso registrado de Zika.  Os atendimentos na Unidade de Hidratação acontecem das 07h às 19h, diariamente.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM