Começa na próxima segunda-feira, 15, a instalação de placas que marcarão o trajeto do Circuito de Cicloturismo Vales dos Tropeiros entre a Praça 1º de Maio em Timóteo e o distrito de Cava Grande, em Marliéria.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, serão 37 placas que estarão contornando a cidade, passando pelos bairros Alegre, Limoeiro e Licuri, antes de chegar ao seu seu primeiro destino,, onde terá início a segunda etapa dessa iniciativa.
O Circuito Vales do Tropeiros tem 192 km de extensão, ligando os municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata, Jaguaraçu e Antônio Dias. Originalmente, o percurso começa na Praça 1º de Maio, considerado o Marco 0, passa por diversos locais, entre eles o Parque Estadual do Rio Doce e por fim, retorna a Timóteo, utilizando no trecho final trilhas próximas a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A maior parte do trajeto é feito em estradas de terra em situações muito próximas as trilhas dos antigos tropeiros que no início do Século XX promoveram o início da urbanização desse que é hoje o grande aglomerado conhecido como Região Metropolitana do Vale do Aço.
O caminho timotense é o segundo a ser instalado. Quando os demais trechos estiveram prontos, o Vale do Aço e o Estado de Minas Gerais terão à disposição um dos maiores e mais interessantes circuitos de cicloturismo do País com muitos atrativos naturais, um relevo interessante, com vistas surpreendentes e uma infraestrutura adequada ao conforto e segurança dos ciclistas e daqueles que desejarem fazer o trajeto por outros meios de transporte ou até mesmo à pé.