Turismo em Minas apresenta crescimento em 2023

O ano de 2023 vai fechar com boas noticias para o setor de turismo em Minas. Segundo dados da Fecomércio-MG, o estado teve uma evolução de 17,6%, superando o segundo colocado, a Bahia, em quatro pontos percentuais.

Segundo o mesmo levantamento, Minas exibe ainda a maior taxa de crescimento do Brasil nos últimos 12 meses, com aumento de 21,5%. Desta forma, o desempenho do Turismo no estado vem se mostrando sustentável pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a análise, o desempenho medido em agosto de 2023 frente a agosto de 2022, teve um aumento de foi de 10,7%. Embora seja uma taxa menor do que a obtida nos últimos três meses, nesta base de comparação, o incremento do turismo segue acima dos dois dígitos desde abril de 2021. O desempenho do estado na variação anual supera o desempenho do Brasil em 5,8 pontos percentuais.

Já a variação registrada em agosto sobre julho de 2023 mostra neutralidade no desempenho da atividade turística em Minas Gerais. Em julho o desempenho da atividade foi de 0,8%. Os analistas da Fecomércio MG pontuam que a base de comparação de um mês para outra traz flutuações ao indicador em função de sazonalidades e ao curto período de análise para formação do indicador. No âmbito nacional, a atividade turística teve desaceleração de 1,5% em agosto sendo que em julho indicava crescimento de 0,9%.

O volume de atividade turística segue com desempenho expressivo para o estado de Minas Gerais, em agosto, acumula avanço de 17,6% no acumulado do ano e 21,5% nos últimos 12 meses. Os dados para o consolidado do Brasil são de 8,0% e 10,4%, respectivamente.

Somado a esses indicadores macroeconômicos, temos a melhora de indicadores de desemprego e renda, tanto no contexto nacional quanto no estadual no 2º semestre do ano corrente. O que por sua vez, tem refletido em mais pessoas no mercado de trabalho e com mais renda frente ao mesmo período do último ano.

Para o setor de turismo da Fecomércio, os números positivos e de constante crescimento do turismo em Minas Gerais refletem uma consolidação de destinos mais conhecidos e uma oportunidade de crescimento também em destinos desconhecidos pelos turistas. O estado ainda vem se destacando pela sua capacidade de encantar os visitantes com sua gastronomia, cultura, história e natureza. O estudo da entidade ainde mostrou que para alcançar patamares ainda maiores é preciso uma melhoria contínua dos serviços alinhado a tendências de perfil de novos viajantes.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM