HEADER HOME – TERNIUM STJ

Um Salto na Largada: a recém-criada Abrasel Vale do Aço leva comitiva de empresários para a Semana Internacional do Café.

Tamanho não é documento! Todos já ouviram essa frase quando se defrontaram com uma briga na infância entre adversários com altura discrepantes, mas com a auto estima igual. Mas, o que dizer se a frase for “Penso, logo existo”? Pois é nesse contexto que a Associação Brasileira de bares e Restaurantes regional Vale do Aço, criada a pouco mais de 03 meses, entendeu que conseguiria levar representantes do empresariado do Vale do Aço a Semana Internacional do Café, SIC, evento anual, realizado nesta semana, no Expominas, em Belo Horizonte. A entidade conseguiu, em parceria com a Abrasel Seccional de Minas Gerais e o Sebrae Minas, levar uma comitiva de 15 empresários do segmento de Bares, lanchonetes e cafeterias para participarem da exposição de estandes, palestras e campeonato de sabores e baristas.

Várias marcas de café gourmet estiveram presentes.

A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). A feira de negócios uniu, na capital mineira, as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor.

Para Rodrigo Di Stani, Chef, consultor gastronômico,  empresário e presidente da regional Vale do Aço, mesmo com o pouco tempo de existência, era prioridade aproveitar essa oportunidade e mostrar a força da entidade, mesmo com a sua estruturação em andamento. “A Abrasel é uma entidade muito representativa do setor, em nível nacional e estadual. Já atuamos em prol do empresariado do Vale do Aço com ações promovidas pela seccional Minas Gerais, enquanto caminhávamos para ter a regional do Vale do Aço. A SIC era uma prioridade e, em menos de um mês, trabalhamos em conjunto para oferecer condições de logística e hospedagem para que nossos associados pudessem estar presentes em um evento de extrema importância para o segmento”, explica o líder empresarial.

Samir de Oliveira (El Bandolero) empresário no ramo de drinks e shows.

Para Samir de Oliveira, empresário presente na comitiva, a Abrasel possibilitou um marco irrefutável para o início de suas atividades no Vale do Aço. “O esforço de dirigentes da regional como a Adriana Queiroga, Fernanda Luisa, Ariany Lara  e Flávio Damaso foram fundamentais para que pudéssemos participar. Eu, especialmente, tinha como objetivo conhecer novas técnicas de elaboração de drinks com a composição de diversos tipos de café para incrementar no meu negócio. O objetivo foi alcançado”, comemora o empresário.

Valadares

O leste mineiro teve ainda a participação da Abrasel Regional Rio doce que levou também sua comitiva à SIC. Os co-irmãos valadarenses se juntaram aos empresários do Vale do Aço para troca de experiências e ações conjuntas. O Vale do Rio Doce além de ter uma agropecuária forte possui tradição no segmento de bares e restaurantes.

A feira

A Semana Internacional do Café surgiu em 2013 e começou com 12 mil visitantes e realizando mais de 24 milhões em negócios. Nos anos seguintes esses números foram aumentando a cada edição e, em 2022, chegou a 20 mil visitantes/acessos com a presença de estandes de mais de 30 países, com 120 horas de conteúdo e 23 eventos simultâneos. Os números dessa edição não foram divulgados até o fechamento desta matéria.

Mas, não é só de café que vive o homem. Pelo menos é o entendimento dos organizadores da feira ao oportunizar estandes com fabricantes de alimentos próprios do acompanhamento a degustação do café como a indústria e o artesanato de biscoitos, geleias, chocolates e bebidas alcóolicas. Entidades públicas como a Faemg, Emater, e secretarias de agricultura de diversos municípios e estados brasileiros fizeram se representar e levar “players” locais para demonstrarem a força do segmento.

Região de Caratinga

Alessandra Ferreira Mendes, Mestre de Torra certificada pela Specialty Coffee Association of America, SCAA.

Da região de Caratinga, mais precisamente, do município de Piedade de Caratinga, a comitiva do Vale do Aço foi acolhida pelo estande do “Saga Cofee”, por meio de sua executiva, Alessandra Ferreira Mendes, Mestre de Torra certificada pela Specialty Coffee Association of America, SCAA. Além da degustação de várias categorias de café, os empresários do Vale do Aço procuraram obter melhores informações comerciais para avaliar a introdução da marca em seus estabelecimentos.

Para quem ainda tem pouca proximidade com o segmento, a Saga Cafés é uma empresa familiar de produtores de café, com produção totalmente artesanal e de origem controlada. A empresa se alto denomina como produtores de café do embrião à xícara, toda a cadeia do café a torra e empacotamento.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM