HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatinga chega a 1 mil castrações em seis meses

Mais de 1 mil cães e gatos foram castrados nos últimos seis meses pela Prefeitura de Ipatinga.  A ação faz parte do programa de controle populacional e segundo o prefeito Gustavo Nunes está integrada a outras como o combate ao

abandono e os maus-tratos. “É por isso que nossas equipes técnicas estão empenhadas na construção de um programa de controle populacional amplo”.

Os serviços de castração são disponibilizados para animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes no município. Após um pré-cadastro (disponível no aplicativo da prefeitura), os munícipes são contatados por telefone para a confirmação e agendamento da castração. No entanto, a Seção de Controle de Zoonoses esclarece que alguns critérios são priorizados, com base em risco epidemiológico.

Animais braquicefálicos, como gatos da raça Persa e cães das raças Buldogue, Boxer, Pug e Shih-tzu, não são contemplados no programa de castração devido à necessidade de protocolos anestésicos especiais e maior risco cirúrgico.

É essencial destacar que todos os protocolos são fornecidos pelo Conselho de Veterinária, assegurando que cada passo seja cuidadosamente seguido, uma vez que a saúde dos animais está intrinsecamente ligada à saúde das pessoas.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM