A cidade de Ipatinga passou a contar desde a última semana com sinalização e vagas para táxis e, também veículos que fazem transporte por aplicativos, como o Uber, 99 e outros. A demarcação está sendo realizada pelo Departamento de Trânsito (Detra) e a definição foi baseada em um levantamento realizado pelo setor, após reunião entre o chefe do executivo e um grupo de motoristas de aplicativo. Elas são destinadas exclusivamente para parada desta modalidade de transporte, com tempo de permanência apenas para o embarque e desembarque do passageiro.
Os motoristas de aplicativo que forem flagrados embarcando ou desembarcando passageiros fora do local pré-definido estarão sujeitos à fiscalização e poderão ser autuados por parada em local proibido. Nas vias não listadas, a parada é permitida em qualquer ponto. O Detra informa ainda que seguirá monitorando as vias da cidade e, quando necessário, poderá ampliar o número deste tipo de vagas. A fiscalização passa a valer a partir do momento que as placas de sinalização estejam devidamente fixadas.
“Essa será uma forma eficiente de organizar o fluxo viário, definindo seus pontos de parada, aumentando a segurança de todos na hora do embarque e desembarque. O local será devidamente sinalizado para que tanto o passageiro quanto o motorista contratado possam se encontrar com facilidade”, disse a diretora Graziella Pires.
Confira os primeiros pontos de parada para esta modalidade de transporte:
Avenida 28 de Abril, 137; em frente à Casas Bahia;
Avenida 28 de Abril, 347; em frente à Marina Presentes;
Avenida 28 de Abril, 583; em frente ao Lojão Doidão do BH;
Avenida Maria Jorge São de Sales, 168; em frente à Prefeitura;
Avenida Roberto Burle Marx, 621; em frente à Bilheteria do Ipatingão;
Avenida Castelo Branco, 504; em frente ao Banco do Brasil e ao lado da vaga PCD;
Avenida Brasil, 385; em frente ao Banco do Brasil;
Avenida Selim José de Sales, 695; em frente ao antigo Banco Itaú;
Avenida Brasil, 1064; em frente ao Coelho Diniz do Iguaçu.