HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Minas dá início à matrícula e cadastramento escolar para 2024

Começou nesta terça-feira, 10, o período de cadastramento escolar pelo site do Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula). O prazo vai até 6 de novembro. Os interessados devem acessar o link https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e preencher os dados solicitados. Por meio desta ferramenta, o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e ensino médio serão realizados de forma unificada nos municípios que aderiram à iniciativa.

Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

A matrícula dos alunos na rede estadual de ensino deverá ser realizada nas escolas, no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem.

Uma das novidades deste ano ó o processo de renovação da matrícula, que será automática. Com isso, o estudante que se encontra matriculado e frequente em uma escola da rede estadual de ensino, até o último dia 5, terá assegurada a sua permanência na mesma unidade em 2024. A renovação se dará, preferencialmente, no turno em que o aluno se encontra matriculado. O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente, que pretenda trocar de escola, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM