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Edital da Secult e Cemig vai destinar R$ 5 milhões ao Natal da Mineiridade

Um montante de R$ 5 milhões estão sendo destinados pela Cemig e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para o desenvolvimento de ações e iniciativas culturais na capital e no interior de Minas neste final de ano. Com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais, o programa Natal da Mineiridade visa a promoção e estruturação das festividades e manifestações natalinas que ocorrem em todo o estado.  O edital completo está disponível no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br/

Haverá também ampla divulgação do Natal da Mineiridade nos principais meios de comunicação da capital e do interior, além de veículos nacionais. A campanha de divulgação se estenderá nas redes sociais, dentre elas o blog Daqui em Minas disponível no portal Minas Gerais. O monitoramento dos dados referente ao período será outra ação a ser realizada pelo Observatório do Turismo, a fim de comparar os índices deste ano com 2022.  A expectativa é atrair mais turistas, o que resulta no aumento do fluxo turístico, estimulando a geração de emprego e renda, a partir do fomento ao turismo na capital e no interior e da valorização das manifestações culturais locais.

Em 2022, mais de 200 cidades aderiram ao Natal da Mineiridade, e foi registrado no estado um fluxo turístico de cerca de 2,5 milhões de pessoas no fim do ano, o que representou um aumento de 60% de movimentação turística em comparação com 2021. Em relação ao transporte aéreo, houve aumento de 17% de pousos de aeronaves no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em comparação com o mesmo período de 2021.

“O nosso objetivo é garantir um maior alcance dos nossos patrocínios. Em Belo Horizonte, teremos iniciativas incentivadas na área central, mas queremos apoiar as atrações que acontecem nas demais regiões da cidade, nas áreas periféricas do município. Além disso, queremos fazer com que o Natal da Mineiridade também chegue no interior”, explicou a diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

Um desses objetivo é a criação de um portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras realizadas no período do Natal. Para ter o conteúdo contemplado nesse material, é importante que os realizadores inscrevam suas programações no portal Minas Gerais www.minasgerais.com.br.

“Esse site está sendo reformulado para atender a uma nova visão promocional, e o Natal da Mineiridade é quem vai inaugurar esse novo modelo. O site é hoje um dos mais acessados, em relação ao turismo, em Minas Gerais e no país. Lá estão disponíveis todas as informações dos eventos e campanhas promovidos pelos municípios e pela Secult”, completou Sérgio de Paula, subsecretário de Turismo.

As inscrições para concorrer aos recursos do Natal da Mineiridade seguem até as 23h59 do próximo dia 30. A análise técnica dos projetos acontece até 22 de novembro. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 27. O resultado definitivo dos projetos aprovados deve ser publicado em 4 de dezembro.

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