Com um total de 19 mil mudas plantadas desde 2021, o Projeto Frutos da Vida completou neste 21 de setembro, dia Da Árvore, sua segunda edição em Ipatinga. A ideia visa o plantio de espécies nativas à razão de uma árvore para cada criança nascida na cidade. A última leva, de 130 mudas, foi plantada do campo de futebol no bairro Bela Vista. A atividade vem como instrumento de conscientização e incentivo para preservação do meio ambiente.
Na oportunidade, servidores acompanhados de suas famílias, autoridades e pessoas da comunidade viveram um momento especial com o plantio das árvores, contribuindo ainda mais para ampliação da arborização da cidade.
Segundo dados da Prefeitura, Ipatinga já atingiu a marca de 18,9 mil novas árvores plantadas em calçadas, matas ciliares, encostas, parques, praças e canteiros centrais desde 2021. Outras 15,3 mil foram doadas para moradores, escolas e associações de bairro.
Como lembrança desse dia, cada criança recebeu um bonsai para marcar o Dia da Árvore e o projeto Frutos da Vida. “Plantar uma árvore é uma ação que todos os pais deveriam fazer com seus filhos. O ato desperta na criança o sentimento de pertencimento e a consciência de preservação do meio ambiente”, destacou o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes.
Todas as mudas plantadas nessa e em várias outras ações da prefeitura são produzidas no Viveiro Municipal e fazem parte de um programa de recuperação de áreas degradadas do município e reflorestamento da mata ciliar.
A administração municipal oferece também ao munícipe o serviço de podas programadas. Caso algum morador detecte riscos iminentes de árvores, dentro ou fora do imóvel, deve entrar em contato com a Seção de Parques e Jardins (SEPAJ), telefone 3829-8517. No caso de corte, o contato deve ser pelo telefone 3829-8079 (Demam – Departamento de Meio Ambiente).
As podas e outras ações de melhorias estão sendo realizadas por toda a cidade de acordo com cronograma pré-agendado.