HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Fabriciano inicia medição de novo LIRAa

Começou nesta segunda-feira, 11, o trabalho dos agentes de endemias de Fabriciano para medir o novo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Larvas do Mosquito Aedes Aegypti). A ação, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, tem o objetivo de identificar a infestação atual e adotar medidas de controle das arboviroses, Dengue, Zika e Chicungunya. A previsão é que a coleta termina nesta quinta-feira e que o resultado saia em duas semanas.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, o trabalho é realizado por amostragem. “O levantamento é feito por um sistema que sorteia as residências que serão visitadas e vão apontar o percentual dos imóveis e bairros com o maior número de foco do mosquito Aedes Aegypti. “, explicou.

O último LIRAa realizado em Fabriciano apontou um índice de infestação de 3,4%, considerado preocupante, diante do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “Por isso, nós conclamamos que os moradores recebam nossos agentes, colabore e acompanhem apontando possíveis focos do mosquito”, reforçou Vânia.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM