HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Nova parabólica digital oferece canais de estudos para o Enem

 

Os estudantes que pretendem fazer o exame do Enem, em novembro, podem se preparar melhor para o exame, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, através de aulas, oferecidas gratuitamente, em canais digitais disponíveis na nova antena parabólica que sem sendo instalada nas casa do país.

Os canis oferecem aulas com professores a programas específicos de História, Inglês e Biologia, por exemplo. Em rede nacional, emissoras como a TV Cultura, TV Brasil, TV Futura e Rede Vida Edu contam com programas de educação.

A TV Cultura, por exemplo, exibe de segunda a sexta, às 5h30, o “Inglês com música”, que incentiva o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída. Aos domingos, às 5h, o programa “Arte e Matemática” mostra as relações entre esses dois campos de saber.

Há ainda o Telecurso do Ensino médio, de segunda a sexta, às 5h35, com teleaulas para jovens e adultos englobando matérias como Ciência, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia. O canal é retransmitido via satélite por diversos canais públicos regionais.

Já a TV Brasil exibe aos domingos, às 19h30, o programa “Nossos Biomas”, que dedica cada episódio a um dos biomas brasileiros apresentando detalhes da biodiversidade brasileira. A programação segue com o “Mata Viva”, às 20h, uma série-documental sobre a Mata Atlântica. Para quem quer aprender sobre o passado, a dica é o “Históricas de Ferrovias”, que conta a história mundial através dos trilhos.

Em Minas Gerais, os canais locais da Tvs Globo e Bandeirantes também têm programação educativa. Aos sábados, às 14h, a Globo Minas, que fica no Canal 5, permite aos seus telespectadores uma verdadeira viagem pela cultura, história, turismo e culinária de Minas Gerais no programa Terra de Minas. Uma espécie de revista histórico-cultural, o programa revela as tradições e personagens fascinantes de Minas Gerais, com detalhes de épocas e patrimônios marcantes do Estado, como o Ciclo do Ouro, o queijo mineiro e a Estrada Real.

Já a TV Bandeirantes, no Canal 13, tem na grade de programação o Documentário Band, que apresenta séries de reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da emissora e que podem ser muito úteis aos estudantes, com temas de atualidades, inclusive na hora da redação.

Todos esses canais podem ser sintonizados pelo sinal da antena parabólica, que está passando por um processo de migração no Brasil, da banda C para a banda Ku, em função do início da operação de liberação da tecnologia 5G no país. Como o sinal da nova tecnologia superveloz funcionará na frequência atualmente ocupada pela parabólica convencional, haverá interferências na transmissão televisiva. Quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na recepção do sinal.

Beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é feito pela Siga Antenado, a Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal. Para verificar se tem direito à troca gratuita da parabólica, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Acessibilidade

A nova parabólica digital oferece melhor som e imagem, além de mais acessibilidade para pessoas com necessidades especiais não ficarem de fora desse universo de aprendizagem. O equipamento conta com ferramentas de auxílio exigidas por lei, como legendas, audiodescrição e botões do controle remoto em relevo.

Confira a lista de canais disponíveis na nova parabólica digital que contam com programas de conteúdo educativo:

TV Brasil – 44TV Senado – 8Rede Vida Edu – 62
TV Futura – 4TV Câmara – 3Globo Minas – 5
TV Cultura – 2TV Justiça – 6Band Minas – 13

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM