HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Índice do LIRAa aponta redução em Ipatinga

Com um resultado de 2,6%, o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, apontou uma redução da infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no município. De acordo com os dados, o índice médio neste 3º levantamento é inferior aos resultados aferidos em maio (3,6%) e em janeiro (4,5%).

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 e serviu para apurar o grau de infestação do Aedes no município, embasando tomada de decisões e direcionamento das ações de combate ao vetor. Durante a pesquisa foram analisados 11 estratos, sendo vistoriados 4,8 mil imóveis. O levantamento constatou que 36,2% das evidências larvárias estão em depósitos móveis, ou seja, vasos, frascos, pratos e bebedouros.

Segundo a Secretaria de Saúde, essa redução se deve à intensificação das ações organizadas. “Tivemos um olhar criterioso no combate ao mosquito transmissor da dengue tão logo recebemos os resultados do 1º LIRAa, que apresentava o dado alarmante de 4,5%. Assim é que agora estamos colhendo esse resultado positivo”, explicou o secretário de Saúde, Leonardo Seixas.

“Este período é de fácil proliferação do mosquito. É importante reservar um tempinho para vistoriar os quintais e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Laressa Almeida.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM