HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Defesa Civil cadastra moradores para alerta por aplicativo em Fabriciano

A chegada de mais uma temporada de chuvas ascendeu o alerta da Defesa Civil de Fabriciano, que realizará nos dias 29 e 30 deste mês um mutirão nos bairros São Domingos e Caladinho para o cadastramento de pessoas que residem em área de risco. A ação vai acontecer de 8h às 12h e o objetivo é que a partir desta ação, as pessoas possam receber alertas por meio de aplicativo de dispositivos móveis.

Segundo a coordenadora de Prevenção de Risco e Defesa Civil, Rebecca Morais, o aplicativo veio para reforçar o trabalho que já adota outras medidas. “Este não é o único canal de comunicação que a Defesa Civil utiliza para avisar a população em caso de alerta, normalmente utilizamos de outras formas, como carro de som, redes sociais e anúncios em rádios locais”, disse.

A Plataforma PROX, que será usada pela Defesa Civil, é uma ferramenta importante de apoio ao trabalho realizado. Nele, todas as informações e planejamento executados no App, podem ser consultadas a qualquer momento, preferencialmente, antes de eventos desastrosos.

Por meio do aplicativo é possível:

– Ter contatos dos principais agentes de resposta como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar;

– Acompanhamento em tempo real as informações referentes às áreas de risco, como chuvas fortes, inundações e deslizamentos;

– Definição de pontos geográficos que possam ajudar na evacuação de áreas de risco;

– Acesso aos procedimentos de autoproteção, como rotas de fuga e pontos de abrigo, hospitais, dentre outros.

Em Coronel Fabriciano o órgão de defesa municipal, iniciou nos bairros considerados áreas de risco no município como: Dom Helvécio (Prainha) Manoel Domingos, Santa Terezinha, Caladinho, São Domingos entre outros, uma atualização cadastral no aplicativo.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM