HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Água para escolas, creches e postos de saúde de Ipatinga terão de passar por testes regulares

Um projeto aprovado pela Câmara de Ipatinga prevê que, a partir de agora, a Prefeitura faça análises semestrais e fiscalize os reservatórios de águas das escolas, creches e unidades de saúde do município. O objetivo é assegurar que a água disponibilizada seja potável e adequada para o consumo humano, cumprindo todos os padrões necessários para garantir a saúde pública.

Segundo o vereador Fernando Ratzke, autor do projeto, a proposta fundamenta-se na defesa da qualidade de vida. “As análises deverão ser publicadas, já que a saúde é um direito de todos e deve ser assegurada por meio de políticas públicas,” explicou.

O projeto prevê que, caso se identifique a inadequação da água para o consumo humano, as ações corretivas tomadas para resolver o problema deverão ser divulgadas.

Com a aprovação da Câmara Municipal, o Executivo tem agora um prazo de 60 dias para regulamentar a medida. Em seguida, a proposta seguirá para sanção, esperada para os próximos 15 dias.

A falta de consumo de água de qualidade pode levar a doenças como amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatites infecciosas A e E, e cólera.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM