Em 2023, o Instituto Aço Brasil completa 60 anos de atuação e, em comemoração, realizará uma versão especial do Congresso Aço Brasil, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Em sua 33ª edição, o encontro reunirá os principais stakeholders da indústria do aço, além de especialistas e lideranças do cenário econômico e empresarial, para debater as perspectivas do setor e sua importância no crescimento sustentado do país. Este ano, para celebrar o feito, a programação oficial incluirá um jantar comemorativo a ser oferecido aos participantes do evento.
A abertura contará com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento da indústria, comércio e Serviços Geraldo Alckmin. Entre os painéis de debates, destaque para os executivos “Made in Vale do Aço”. O vice-presidente da Usiminas para assuntos Estratégicos e Vice-Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil / Presidente do Board Usiminas, Sérgio Leite de Andrade mediará a conferência “Nova ordem econômica mundial – inserção do Brasil” que contará, também, com o economista Ricardo Amorim e terá como debatedores: Armando Monteiro, Conselheiro Emérito da CNI e Arnaldo Jardim Deputado Federal / Presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.
Já o Painel Tendências e desafios da Indústria do Aço – A visão dos CEOs terá como um dos debatedores Marcelo Chara Conselheiro do Instituto Aço Brasil / CEO da Usiminas. Ele terá Gustavo Werneck Conselheiro do Instituto Aço Brasil / Diretor-Presidente e CEO da Gerdau e um “Timoteense” Frederico Ayres Lima Conselheiro do Instituto Aço Brasil / Diretor Presidente da Aperam South América.
Desaceleração
O evento acontecerá sob o estigma das informações, informações divulgadas nesta segunda-feira (14), em Brasília, pelo Banco Central de que a atividade econômica brasileira desacelerou no segundo trimestre. De acordo com O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 0,43% de abril a junho em relação ao trimestre anterior (janeiro a março), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).
Já no primeiro trimestre do ano o crescimento foi de 2,41%, se comparado ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022).
Em comparação ao trimestre de abril a junho de 2022, a alta foi de 2,65% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).
Mercado do Aço em queda
A produção de aço bruto em julho no Brasil atingiu 2,7 milhões de toneladas, um avanço de 5,9% frente a junho. As vendas internas fecharam em 1,6 milhão de toneladas, queda de 1,3% na mesma comparação. Exportações registraram 828 mil toneladas, recuo de 30,6%.
O consumo aparente de produtos siderúrgicos subiu 1,4% no mês, frente ao mês anterior, tendo atingido 2,0 milhões de toneladas. Tal expansão se deu exclusivamente pelo aumento de 26,1% nas importações, com 481 mil toneladas no mês. As importações da China chegaram a 271 mil toneladas. O crescimento das importações preocupa o Instituto Aço Brasil, considerando a existência de excesso de capacidade de 564 milhões de toneladas de aço no mundo, o que leva a práticas predatórias de mercado, escalada protecionista e a desvios de comércio.
No acumulado de 2023, a produção de aço bruto caiu 8,6% nos sete primeiros meses do ano, fechando em 18,6 milhões de toneladas. As vendas internas caíram 5,2% no mesmo período, atingindo 11,3 milhões de toneladas, no mesmo período. As importações saltaram 48,4%, para 2,7 milhões de toneladas, enquanto as exportações recuaram 6,2%, para 7,1 milhões de toneladas. O consumo aparente de aço (vendas internas mais importações por distribuidores e consumidores) encolheu 0,5%, chegando a 13,6 milhões de toneladas.
Serviço
Congresso do Aço Brasil
26 e 27 de setembro de 2023
Hotel Unique – São Paulo/SP
Política de descontos:
20% de desconto até 03/07/23: R$ 4.800,00;
15% de desconto até 07/08/23: R$ 5.100,00;