HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Governo inicia programas Mais Turistas e Minas Criativa

Com a meta de criar mais de 100 mil postos de trabalhos e investimentos de R$ 1 bilhão, o Governo de Minas lançou este mês os programas Minas Criativa e Mais Turistas, além de oficializar uma parceria com o Sebrae. Os programas se somarão ao Secult no Municípios e juntos compõem uma tríade que sustentarão o trabalho da Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) que projeta esses resultados até dezembro de 2024. A expectativa é de realização de 100 projetos, que alcancem os 853 municípios mineiros.

Os recursos devem ser obtidos através das novas leis federais de incentivo à Cultura, do Fundo Estadual de Cultura, do ICMS Turismo e do Patrimônio, além de parcerias, como a firmada com o Sebrae, que investirá R$ 10 milhões em ações que contemplam a transversalidade entre a cultura e o turismo.

Durante a apresentação, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância desses projetos e o empenho do Governo de Minas em estruturar e promover o desenvolvimento de ambos os setores. “Lançamos o Minas Criativa e o Mais Turistas para que a gente possa avançar ainda mais nesses dois segmentos. Dados da WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) apontam que nos próximos 10 anos 30% dos empregos gerados no mundo deverão estar relacionados ao turismo. Então, o turismo é essa capacidade de atrair pessoas de um lugar para conhecer outros ambientes, pessoas e culturas. Ao unirmos em transversalidade essas duas áreas, criamos uma potencialidade que já verificamos na prática, com Minas Gerais na liderança do crescimento da atividade turística no país”, pontuou.

Sustentabilidade
Os programas Minas Criativa, Mais Turistas e Secult no Município são as linhas mestras que orientam o trabalho da Secult. Esse encontra na transversalidade entre a cultura, o turismo, dentre outras áreas, um modelo para a construção de políticas públicas voltadas ao sustentável, o que contribui para a redução das desigualdades e para a valorização da diversidade cultural, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa parceria tem o objetivo de impulsionar ações de qualificação de pequenos negócios do setor do turismo, da gastronomia, da economia criativa e do artesanato. Então, é muito significativo também para todos nós mineiros o fortalecimento do relacionamento dessas duas instituições (Sebrae e Governo) que estão unidas por uma Minas mais forte e desenvolvida, gerando renda e oportunidade para todos”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM