HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Alunos de Escola Batista ficam em primeiro lugar em disputa tecnológica

Uma equipe de seis alunos da Escola Batista de Acesita (EBA), de Timóteo, conquistou o 1º lugar na Escola Avançada de Tecnologia (EAT) no desafio App, e medalha de bronze na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). A OBT é uma iniciativa do Instituto Alpha Lumen de Apoio ao Talento (IAL), do prestigiado MIT Brazil (Massachusetts Instituto of Technology Brazill), com apoio do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

A disputa visou incentivar o aprendizado sobre a área de tecnologia e estimular a aplicação desses conhecimentos para solucionar ou amenizar problemas sociais presentes no cotidiano. Disputado anualmente, a OBT é aberta aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, privadas e institutos federais.

A equipe “Os Descendentes de Sócrates”, era formada por alunos da 3ª série do Ensino Médio e tinha como integrantes, Eduarda Zanetti, Isadora Vasques, Lucas Toledo, Sofia Martins, Sofia Goulart e Yves Carvalho. “Inicialmente nos inscrevemos para a OBT e a nossa missão era descobrir um tema baseado em uma problemática da nossa região para desenvolvermos um aplicativo que promovesse o bem da comunidade. Assim, definimos pela construção do IGNIS, um App que pudesse ajudar no combate às queimadas urbanas que acontecem tão frequentemente em nossa região, ” contou a lídere do grupo, Sofia Martins

Durante a terceira fase, a equipe participou da Semana EAT, em São José dos Campos (SP), no segmento tecnologias de ponta. Para Sofia, a experiência foi transformadora: “nosso conhecimento no âmbito tecnológico foi muito enriquecido, pois tivemos acesso a palestras e atividades de grandes empresas – como Boeing, Microsoft, Ball Corporation e Dassault – que, com certeza, acrescentaram muito na nossa formação acadêmica. Além disso, tivemos contato com culturas e pessoas de todo o Brasil. Com essa oportunidade, foi possível transportar a nossa bagagem regional, vinda do interior de Minas Gerais, para o resto do país.”

No último dia da EAT, a premiação pelo desenvolvimento do App foi realizada e, para surpresa dos alunos, o IGNIS alcançou o primeiro lugar entre as escolas privadas. “Não imaginávamos que o nosso potencial poderia atingir o nível a que chegamos e, depois de muitas apresentações e conversas sobre o aplicativo ao longo da semana da imersão, vimos que realmente havíamos conseguido passar a mensagem de desenvolvimento sustentável proposta pelo desenvolvimento do nosso App”, relatou Sofia.

Com a vitória na categoria geral, “Os Descendentes de Sócrates” receberam, como prêmio, uma viagem ao aos EUA para conhecerem o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). “Foi muito gratificante para a nossa equipe Ficamos extremamente empolgados com a notícia e com o reconhecimento da nossa capacidade de, ainda jovens, movermos o mundo e transformá-lo da nossa forma, como foi feito por meio da Olimpíada.”, finalizou Sofia.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM