A coleção de plantas que compõe o herbário do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) está em processo de revisão, digitalização e disponibilização na internet. Atualmente, o acervo conta com 1,4 mil amostras das mais variadas espécies da flora da unidade de conservação, as chamadas exsicatas. Dessas, 700 já foram digitalizadas e podem ser consultadas na base de dados. Os outros 690 exemplares estão em processo de inserção na plataforma.
O acervo do Herbário Perd contém registros sobre as características e abrangência das espécies vegetais, o que possibilita subsídio documental para pesquisas botânicas no campo da taxonomia florística, bem como levantamentos ecológicos, atestando a presença ou ausência das espécies em determinadas áreas. O biólogo responsável pela coleção, Vitor Baptista, explica que a digitalização dos exemplares da flora do Perd promove o acesso a informações relevantes para pesquisadores.
Fundado nos anos 80, o herbário do Perd tem como missão a documentação da flora local. A coleção abriga táxons provenientes de áreas florestais e de ambientes úmidos., além de espécies de macrófitas aquáticas, provenientes do sistema lacustre do Vale do Rio Doce.
Para acessar a coligação, clique no link abaixo;