Depois de passar uma série de reparos e uma manutenção completa em seu sistema, a estação meteorológica do Parque Estadual do Rio Doce terá agora a missão de promover análises científicas, previsão de eventos climáticos e indicar até mesmo a probabilidade de incêndios florestais.
Com a chegada de junho e início do período de estiagem, cresce a ocorrência de incêndios florestais e, por isso, é necessário redobrar a atenção para evitar possíveis transtornos. Os incêndios, além de prejudicarem a fauna e flora silvestres e causar desequilíbrios ambientais, também atingem a produção agropecuária, acarretando em prejuízos financeiros e até mesmo ofertando riscos para a vida dos animais domésticos e seres humanos.
A estação do Perd monitora informações de pluviometria, pressão barométrica, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar e do solo. Assim, as informações coletadas por meio do equipamento são enviadas via satélite para a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, com atualização a cada três horas.
Os dados são abertos e podem ser consultados pelo site: http://sinda.crn.inpe.br/PCD/SITE/novo/site/tabela.php?id=30800.