Evento reuniu cerca de 300 participantes no auditório da FIEMG, em Ipatinga.
A FIEMG Regional Vale do Aço, juntamente com o grupo técnico de Governança Corporativa, do Conselho Estratégico, formado pela ArcelorMittal Brasil, Aperam, Cenibra e Usiminas, promoveu nessa quarta-feira (31/5), no auditório da FIEMG, em Ipatinga, o Workshop Diálogos – Integridade em Pauta.
Aline de Azevedo, Gerente de Compliance e Ouvidoria da FIEMG, explicou que o objetivo foi reforçar o compromisso destas empresas em manter uma relação de parceria transparente, ética e responsável com seus fornecedores.
“O propósito do encontro foi de fornecer informações atualizadas sobre temas relacionados à integridade e ética empresarial, além de promover uma troca de conhecimentos entre os participantes. Foram abordadas questões-chave relacionadas aos programas de integridade, além de aspectos relacionados à responsabilidade socioambiental e práticas de inclusão e diversidade na cadeia de fornecimento”, explicou.
Para a gerente de Compliance e Ouvidoria da FIEMG, qualquer organização que pretenda ter sucesso no ambiente contemporâneo precisa atingir um elevado grau de conformidade com as melhores práticas de governança. “O Diálogos – Integridade em pauta, é acima de tudo uma oportunidade para networking e interação entre os fornecedores e representantes das empresas, permitindo a troca de ideias e melhores práticas entre os participantes. Acreditamos que essas interações fortalecem relacionamentos comerciais e contribuem para um ambiente de negócios mais justo e confiável”, opinou.
Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, parabenizou a iniciativa do grupo técnico de Governança Corporativa.
“O Grupo de Governança Corporativa em poucos meses de atuação tem discutido pautas necessárias e relevantes para as nossas indústrias. Esse evento só reforça a sinergia e importância de debater esse tema, por meio do compartilhamento de programas e práticas de integridade, sustentabilidade, diversidade & inclusão, além do papel dos fornecedores no atual contexto“, reforçou.
O evento contou ainda com a presença dos executivos das indústrias âncoras, além de especialistas em ética empresarial, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a importância da integridade nos negócios.
“Construímos um evento para bater um papo sobre a importância da Ética, Integridade, Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão. Falamos sobre Cultura de Integridade que envolve vários temas onde apresentamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas principais empresas da região do Vale do Aço onde contamos com o engajamento e apoio dos nossos parceiros de negócios”, destacou Leonardo Frizeiro – Gerente Geral de Integridade – Compliance Officer da Usiminas e Coordenador do grupo técnico de Governança Corporativa.
Confira o depoimento dos representantes das âncoras:
“Nós da ArcelorMittal temos muito orgulho em participar desse movimento que conduz as grandes empresas e fornecedores parceiros às nossas licenças sociais de operação. Integridade, além de uma necessidade, é uma oportunidade de investimento de um caminho sem volta para a reputação organizacional”. Vander Neves – Gerente de Pessoas – Business Partner da ArcelorMittal João Monlevade.
“O bate papo de hoje com a presença de mais de 300 pessoas foi um marco importante na cadeia de fornecimento da região do Vale do Aço. Apresentamos em três painéis como estamos trabalhando e fortalecendo a cultura de Integridade e como esse tema se conecta a Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão. Agradecemos a FIEMG a todos executivos das empresas organizadoras e aos mais de 200 fornecedores que estavam presentes nesse encontro”. Leonardo Frizeiro – Gerente Geral de Integridade – Compliance Officer da Usiminas.
“O evento “Integridade em Pauta”, idealizado e coordenado pelo Grupo técnico de governança do Conselho Estratégico da FIEMG Vale do Aço, foi de grande qualidade técnica. O desenvolvimento dos temas sob a forma de painéis de discussão com especialistas das empresas âncoras fomentou uma rica troca de experiência entre os participantes. Acredito que ficou claro para os prestadores de serviço a necessidade urgente de trabalharem na estruturação da política de governança e de todas as áreas correlatas. O futuro próximo vai demandar a certificação de toda a cadeia de fornecimento e todos devem estar preparados.” Júlio Ribeiro – Diretor Técnico, Industrial e Florestal da Cenibra.