Mais de 4 mil imóveis serão visitados por cerca de 70 agentes de combate à endemia até o próximo dia 19, dentro das ações programadas pela Secretaria de Saúde de Ipatinga para o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. A ação tem como objetivo combater as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
A pesquisa tem como finalidade identificar a situação de infestação nos bairros e auxiliar nas atividades de controle das doenças. A partir dos resultados, são planejadas ações nos principais pontos críticos. Os números da pesquisa são divulgados na semana seguinte à apuração dos dados. Em 2022, foram registrados 68 casos positivos de chikungunya, 740 de dengue e nenhum de zika. O último levantamento realizado no município, em janeiro de 2023, apontou índice de 4,5%. O ideal é que esse índice fique abaixo de 1%.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, responsável pelo trabalho, O LIRAa é realizado a cada três meses, conforme calendário determinado pelos governo federal e estadual. Neste levantamento, os bairros da área urbana da cidade foram divididos em 11 estratos.
Segundo a gerente da Zoonoses, Vanessa Nascimento, é preciso que a população continue atenta, principalmente neste período que eleva o risco de transmissão das arboviroses associadas à proliferação de Aedes aegypti. “Este período é muito propício à proliferação do mosquito. É importante reservar um tempinho para vistoriar os quintais e eliminar possíveis criadouros”, alertou Vanessa.
Ela lembrou ainda que a prevenção ainda é a melhor forma de combater as arboviroses. Por isso, a população deve continuar colaborando com as ações da Prefeitura, eliminando recipientes que possam acumular água parada, mantendo os quintais limpos e evitando o acúmulo de lixo em terrenos baldios.