Uma assembleia realizada na última sexta-feira, 5, a Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço), reuniu lideranças políticas, empresariais, populares e representantes de órgãos governamentais para discutir questões relacionadas à RMVA. A reunião foi presidida pelo prefeito de Paraíso, Bruno Morato, e foram analisados assuntos como o Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial; a Pesquisa Origem-Destino; as reformas e melhorias no Aeroporto Regional; a implantação de uma rodoviária regional; e o estágio atual dos serviços de água e esgoto.
Representando a Copasa, o atual chefe de gabinete João Luiz e o engenheiro Albino Campos, apresentaram dados sobre os serviços prestados no Vale do Aço como: índices de cobertura, pontos de captação, tratamento e abastecimento de água; tratamento de esgoto integrado, investimentos, repasses tarifários e tarifa social. Eles destacaram que a parceria com os municípios é muito importante e que a empresa tem todo o interesse em buscar soluções conjuntas e eficientes para as demandas apresentadas.
As outras pautas, apresentadas pelo atual diretor-geral da Armva, Renato Martins, destacaram o estágio atual do Minas Reurb, projeto prioritário do Governo que continua em execução. Segundo Martins, em 2023, ele teve como meta da autarquia a entrega de 4 mil títulos de propriedade e a expansão do programa para outros municípios. Em relação a pesquisa Origem-Destino, Martins salientou que a previsão é que este estudo seja finalizado até agosto e quando estiver pronto, irá subsidiar a criação de políticas públicas sobre o tema de transporte público metropolitano.
Sobre o aeroporto, foi apresentado o plano de regularização das instalações para que possam ser iniciadas as obras previstas no plano diretor. Também presente na reunião, o deputado estadual Celinho do Sintrocel destacou que a concretização dos hangares é muito importante para a região e se ofereceu para apoiar alguma iniciativa sobre o tema junto à Assembleia Legislativa e junto ao Ministério. Celinho destacou ainda que a Assembleia Metropolitana deve continuar a tratar da duplicação e concessão da BR 381, reiterando que toda a força política deve estar voltada para solucionar esta situação.
Quantos os demais assuntos, foram formadas comissões de trabalhos, que nos próximos meses deverão apresentar estudos indicando a melhor solução para cada um deles.