O ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, social e de governança de uma organização. Nos últimos tempos, o termo tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.
Diante disso, as empresas do Grupo Emalto, com “core business” que vão de estruturas metálicas e equipamentos a de combustíveis e revenda de pneus, praticam os conceitos ESG desde a sua fundação no ano de 1974 pelo casal Alexandre e Dirce Torquetti. A agilidade, a simplicidade e o comprometimento estão presentes em todos os setores uma vez que a alta direção está acessível, atenta e estimulando o engajamento e inovação dos processos para que as melhorias contínuas ocorram de maneira estimulante e natural.
Para Eduardo Torquetti, Diretor de Planejamento, os sistemas da qualidade são feitos para uso, não para a ISO, ou para o auditor. “A maturidade do sistema e sua fidelidade com as práticas das organizações garantem os bons resultados de forma integrada. Para validar esta boa cultura empresarial, a alta direção resolveu seguir os requisitos das normas internacionais da ISO (International Organization for Standardization) para promover a manutenção e a melhoria das organizações”. observa o executivo.
trajetória
Nesse contexto, a Emalto Indústria foi certificada no ano de 2000 pela norma ISO 9002 que já expirou e passou somente para ISO 9001 no ano de 2003. Em 2014, foi criado o Sistema Integrado e com a certificação nas três normas internacionais de gestão ao mesmo tempo ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001;
Fundação Emalto
No concurso de estar sintonizada com práticas mais abrangentes já, em 2002, foi criada a Fundação Emalto para atender as demandas das comunidades vizinhas em suas carências. As ações são orientadas para capacitação de jovens em áreas que vão da tecnologia da informação, perpassando pela música, esportes até idiomas.
Código de ética
Em 2016, o grupo empresarial norteado pelas práticas mais consagradas das grandes corporações internacionais estabeleceu seu Código de Ética e Conduta. Na oportunidade, foram reaplicados os valores existentes desde a fundação das empresas o que tornou a gestão, desde então, com o invólucro dos conceitos ESG de forma natural, prática e objetiva visando atender continuamente os interesses de clientes, fornecedores, colaboradores, diretores e comunidades vizinhas. “O conceito de justiça de bom pra mim e bom pra você é uma boa prática que herdamos naturalmente dos nossos pais no qual facilita o bom relacionamento entre as partes”, comemora Torquetti.
Futuro
Deixar um mundo melhor para as gerações futuras é o que a adoção das práticas ESG preconiza. Nesse contexto o Grupo Emalto sinaliza como um exemplo que deve ser endêmico em sua cadeia produtiva. A gente torce por isso!