Em encontro realizado na última terça-feira, 5, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, tomou conhecimento dos valores investidos pela Usiminas no Vale do Aço ao longo de 2022 e o planejamento para este ano. Segundo os dados apresentados, foram investidos R$ 29,6 milhões em 46 projetos culturais, esportivos e sociais. Deste valor, R$ 27,7 milhões foram investidos em Ipatinga, o que representa 93% dos investimentos.
A empresa destacou ainda que descentralizou e ampliou sua atuação na cidade, estando presente em 36 territórios e alcançando mais de 200 mil pessoas. A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Cardoso, antecipou que para o planejamento de ações em 2024, será aberto no segundo semestre, o edital de cadastramento para os projetos de incentivo.
Entre as atividades realizadas em 2022, destacam-se projetos como o “Usiminas na Comunidade”, que promoveu ações de cidadania em diversos bairros de Ipatinga; o “Cultura de Raiz”, que valorizou a cultura local, e o “Esporte Solidário”, que incentivou a prática esportiva entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para 2023, a Usiminas já tem uma série de projetos em andamento, como o “Roteiro Cultural – Encontro com a História de Ipatinga”, que visa promover ações culturais e de lazer na cidade, e o “Compartilhando Saberes”, que realiza oficinas gratuitas potencializando as tradições do Congado do Ipaneminha e uma mostra cultural como forma de resgatar, fortalecer e dar continuidade à tradição na região.
Nunes, que estava acompanhado os secretários de Governo, Everton Campos destacou a importância da parceria, ressaltando que a empresa tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento social e cultural de Ipatinga e região. “Tudo isso demonstra o compromisso da empresa e seus braços institucionais com a nossa população, visando garantir uma melhor qualidade de vida à sociedade. É gratificante ser prefeito de uma cidade que tem uma empresa como a Usiminas, que contribui efetivamente para o êxito das ações do poder público em favor dos interesses coletivos, acredita nas pessoas e investe em um futuro melhor”, refletiu.