A Câmara Municipal de Ipatinga e a Cia. Vale do Rio Doce promoveram esta semana um evento especial com o objetivo de conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA). A ação ocorreu na Estação Ferroviária Intendente Câmara, de Ipatinga, e contou com um passeio de trem até a estação Frederico Selow, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente. Lá, os parlamentares e o representante da Vale visitaram a Escola Municipal Hilda Morais, onde abordaram o tema com os alunos.
Durante o passeio de trem, que durou cerca de uma hora, vereadores e representantes da Vale conversaram com os passageiros e distribuíram uma cartilha contendo informações e leis municipais sobre o TEA. Uma das passageiras, Nair Cristina, compartilhou sua opinião. “O autismo é algo que a sociedade precisa aprender a conviver para poder fazer a diferença na vida de quem possui o transtorno. Isso é o mais importante.”
O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, destacou a importância da ação conjunta. “É fundamental que instituições públicas e privadas unam esforços para promover a conscientização sobre o TEA e garantir o bem-estar e a inclusão dessas pessoas na sociedade. E a Câmara Municipal de Ipatinga tem tido sempre esse assunto na pauta, seja por meio de projetos de lei, audiências públicas, ações de fiscalização ou parcerias, como esta com a empresa Vale”, disse. Ao chegar em Cachoeira Escura, a comitiva foi recebida por alunos da Escola Municipal Hilda Morais
O vereador Avelino da Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos levando informação a um grande número pessoas, uma oportunidade de explicar de uma maneira bem simples, com panfletagem e vídeo informativo, sobre o transtorno, para que haja o diálogo de acolhimento”.
A gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, também comentou sobre a parceria: “Hoje estamos aqui em parceria com legislativo municipal para que possamos levar mais conhecimento sobre o autismo à comunidade e aos usuários de trem. É o nosso papel enquanto empresa privada ter essa visão.”