Com um aumento considerável no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga emitiu na última quinta-feira, 20, um alerta para a população sobre a importância de tomar medidas preventivas para evitar a doença mão-pé-boca. Neste ano, a cidade já registrou cinco surtos da doença, com 77 notificações confirmadas.
Segundo o médico pediatra Marco Aurélio, a doença é causada por um vírus que é transmitido por meio do contato com a saliva, fezes e secreções nasais de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dor de garganta e lesões na boca, nas mãos e nos pés.
A Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar utensílios pessoais, como copos e talheres, e manter a higiene das mãos e dos objetos pessoais. Além disso, é importante evitar o contato com pessoas infectadas e buscar atendimento médico em caso de suspeita da doença.
Outra medida é a fiscalização em creches e escolas, que são locais de maior risco de contágio. Também está realizando ações de conscientização nas comunidades, com a distribuição de materiais informativos e orientações sobre medidas preventivas.
A Secretaria de Saúde alerta que a prevenção é fundamental para evitar a propagação da doença mão-pé-boca e apela à população para que adote as medidas preventivas recomendadas. Em caso de sintomas, é importante buscar atendimento médico para receber o tratamento adequado e evitar complicações.