HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Governo de Minas alerta sobre a importancia da imunização em dia

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais fez um alerta esta semana aos moradores do Estado para que não descuidem de se imunizarem contra as doenças através da vacinação. As doses estão disponíveis de forma gratuita em todos os postos de saúde para o atendimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários. “A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir e proteger contra essas doenças”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.

Segundo ele, a ampliação temporária do grupo para a vacinação contra a meningite C termina no próximo dia 30. A vacina é disponibilizada regularmente, na rotina do calendário nacional de vacinação, para as crianças de três e cinco meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Com a ampliação temporária, a vacina foi disponibilizada, também, para pessoas de 16 anos ou mais não vacinadas.vA cobertura vacinal da vacina Meningocócica C em 2022 foi de 82,14% para crianças menores de 1 ano de idade e 79,78% para crianças de 1 ano. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Devido à proximidade do outono e inverno, períodos propícios para o agravamento de doenças respiratórias, foi antecipada a vacinação anual contra Influenza. Em Minas Gerais, a campanha está acontecendo vai até 31 de maio. A medida tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus causador da gripe e garantir a proteção do público elegível.

A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Entre eles estão as crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores do ensino básico e superior, trabalhadores da saúde (dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e profissionais das Forças de Segurança de Salvamento e das Forças Armadas.

Outra campanha que também está em andamento nas unidades de saúde é a vacinação contra a covid-19. Minas Gerais iniciou as ações de intensificação da imunização contra a doença, em 27/2, com a vacina bivalente em todo o estado. Nesta etapa, estão incluídas para receberem as doses as pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos a partir de 12 anos; pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com comorbidades.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2